O SUV é o sexto modelo lançado pela marca em apenas três anos. Com sete lugares ele atende a quem quer mais espaço, conforto e requinte
Apresentado em versão única de acabamento (TXS) e de motorização, o Tiggo 8 é o maior carro que a marca tem no Brasil. Desenhado na Europa e fabricado em Anápolis, Goiás, ele chega ao mercado com preço de R$ 168.000, mas terá preço inicial de venda de R$ 168.000. A Caoa Chery não quis dizer por quanto tempo, ou quantas unidades serão vendidas por esse valor promocional.
O SUV é bonito, vistoso, e com alto nível de equipamentos ele disputará o espaço em que estão o Peugeot 5008, Volkswagen Tiguan Allspace e Mitsubishi Outlander. Em termos de dimensões o Tiggo 8 tem: 4.700 mm de comprimento, 1.860 mm de largura, 1.705 mm de altura e 2.710 mm de entre eixos.
Alguns dos seus destaques são a capacidade para sete passageiros, motor turbo com injeção direta, câmbio automatizado de dupla embreagem, teto solar panorâmico elétrico, painel de instrumentos digital em LCD-TFT de 12,3 polegadas, multimídia com tela de 10,25 polegadas de alta resolução, carregador de celular por indução, ar-condicionado dual zone com saída para a segunda fileira de bancos, faróis, lanternas traseiras e luzes sinalizados nos espelhos retrovisores de LED, acionamento remoto do ar-condicionado e câmera 360 graus, entre outros.
O Tiggo 8 chega com motor Acteco 1.6 Turbo GDI, de terceira geração, com quatro cilindros, injeção direta, potência máxima de 187 cv a 5.500 RPM e torque máximo de 28 kgfm entre 2.000 e 4.000 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,9 segundos. Movido somente a gasolina, a fabricante diz que os testes de consumo com o combustível fóssil foram bons o suficiente para que eles optassem por não fazer uma versão flex. Tá bom…
O câmbio automatizado de dupla embreagem tem sete marchas e conta com a opção da troca de marchas manuais. Um seletor permite acionar os modos de condução Sport e Eco. A tração é somente dianteira e as suspensões são independentes: McPherson na dianteira e multilink na traseira. Como atributos adicionais, apesar de não ser um SUV na acepção do termo, ele pode ultrapassar alagados com até 45 centímetros de profundidade e suportar uma inclinação de 35° antes de tombar. As rodas são aro 18” calçadas com pneus 235/55. O pacote segurança reúne airbags frontais, laterais e de cortina e toda aquela “sopa de letrinhas”: HHC, HDC, ESP, EPB, DRL, TCS, BOS, BAS, ESS, TPMS e BSD.
No interior destaque para o painel de instrumentos digital em LCD-TFT de 12,3 polegadas.
O sistema multimídia, compatível com Apple Car Play e espelhamento para Android, tem tela de 10,25 polegadas onde são exibidas imagens da câmera 360 graus. A tela possui três opções de papel de parede e ainda é possível carregar opções pessoais via USB.
Pelo sistema multimídia pode-se controlar e configurar diversas funções do veículo como apps, telefonia via Bluetooth, sistema de áudio, manual do multimídia digital, ajuste do ângulo de abertura da tampa do porta-malas (permite ajuste de 50% a 100% de abertura), luz de ambientação interna – que pode variar de cores, são sete opções, ou acompanhar o ritmo de uma música que estiver sendo executada. No console central há uma terceira tela touchscreen de oito polegadas destinada aos controles do ar-condicionado, do tipo dual zone, e com saída para a segunda fileira de bancos.
A Caoa Chery vem crescendo rapidamente e continua celeremente sua corrida em busca da conquista de mercado. No momento, ocupa a 11ª posição no ranking de vendas. Com o Tiggo 8 a empresa apresenta seu segundo modelo no ano, e “ameaça” seus concorrentes com mais uma linha de produtos para o ano que vem com a apresentação da submarca Exeed, modelos que tem por base os Tiggo 7 e 8, porém com visual diferenciado e acabamento mais sofisticado.