A empresa mostrou o novo GR 86 em evento online realizado conjuntamente com a Subaru. Depois do GR Supra e do GR Yaris, o novo GR 86 é o terceiro modelo global da série GR de esportivos da marca. O carro está programado para ser lançado no Japão no segundo semestre de 2021
Concebido como um veículo de motor dianteiro, tração traseira e capacidade de resposta instintiva, o 86 foi lançado em 2012. Desde então, ele vem sendo utilizado em uma variedade de esportes a motor, incluindo ralis, One-make Racing (famosas nos EUA), gymkhanas e dirt races, enquanto outros alguns foram personalizados de forma exclusiva. No total, mais de 200 mil modelos 86 foram vendidos em todo o mundo.
O novo GR 86 da Toyota GAZOO Racing (TGR) e o novo BRZ da Subaru foram desenvolvidos conjuntamente. No entanto, apesar de ambos compartilhem a mesma plataforma, as duas empresas se concentraram em proporcionar a seus respectivos modelos sensações distintas de direção. Como resultado, o novo GR 86 foi projetado essencialmente para o alto desempenho e uma condução altamente divertida.
Suas dimensões são quase idênticas às do modelo anterior e o alumínio é usado em profusão no carro. O material está no teto, para-lamas, bancos dianteiros e nos silenciadores, o que contribui para a redução do peso. A rigidez da carroceria foi aprimorada com o objetivo de oferecer uma dirigibilidade mais segura e agradável em todas as faixas de utilização. Segundo a fabricante, sua rigidez torcional foi melhorada em aproximadamente 50% em relação ao modelo anterior.
Internamente o sistema operacional inclui os vários interruptores e o painel de instrumentos cria um ambiente que leva o motorista a se concentrar na sua condução. O display possui uma tela TFT de sete polegadas, que apresenta uma animação inspirada nos movimentos do pistão do motor boxer (horizontalmente oposto) do GR 86.
O motor de 2,4 litros turbo é leve, compacto e pela sua arquitetura, além de proporcionar centro de gravidade mais baixo, leva o carro a acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos, valor abaixo dos 7,4 s da geração anterior. A versão automática do GR 86 usa a assistência ao motorista EyeSight, da Subaru. O sistema fornece suporte durante a condução diária com tecnologias de segurança de pré-colisão para evitar ou reduzir impactos, suporte de resgate de emergência e prevenção de colisões secundárias em caso de acidente.