O Rubicon 392 é o Wrangler mais poderoso da história. Ganhou motor mais potente e maior capacidade de tração
Para os entusiastas que querem um novo nível de performance on-road, está chegando o Jeep Wrangler Rubicon 392 com motor V8. A versão conta com um potente propulsor de 6,4 litros (392 polegadas cúbicas, daí o nome da versão) que rende 470 cv de potência e 65 kgfm de torque. Acoplado a uma transmissão TorqueFlite de oito velocidades — com mudanças por paddle shift — e a uma caixa de transferência permanente, o powertrain impulsiona o Wrangler Rubicon 392 de 0 a 60 mph (96km/h) em 4,5 segundos e permite que ele percorra o quarto de milha (400 metros) em 13 segundos. A nova versão estará à venda no mercado norte-americano no primeiro trimestre de 2021.
Fora do asfalto, a poderosa mecânica do Wrangler Rubicon 392 é complementada por eixos Dana 44 para trabalho pesado, bloqueio do conversor de torque, kit de elevação de cinco centímetros e pneus de série de 33 polegadas com rodas de 17 polegadas com beadlock. O resultado é o Jeep Wrangler mais capaz da história, graças aos seus 26 cm de altura livre do solo, articulações da suspensão e manobrabilidade melhoradas e ângulos de aproximação, central e de saída de 44,5°, 22,6° e 37,5°, respectivamente.
O modelo marca a volta de um V8 como opção de fábrica após 40 anos de ausência. Essencial para o rendimento na estrada e fora dela, cerca de 75% do pico do torque está disponível em baixas rotações. Quando a carga de trabalho é leve, por exemplo, circulando à velocidade de cruzeiro pela rodovia, a tecnologia Fuel Saver Technology desativa quatro cilindros para maior economia de combustível. O Rubicon 392 tem capacidade de imersão de até 83 cm de profundidade, inclusive se a água subir sobre o capô.
Motor e câmbio transmitem força para as quatro rodas por meio de uma caixa de transferência Selec-Trac com quatro modos de direção selecionáveis: 4WD Auto, 4WD High, Neutral e 4WD Low. O Wrangler Rubicon 392 conta com a lendária capacidade de tração que tornou a marca conhecida graças aos sistemas Off-Road Plus e Control Selec-Speed. O Off-Road Plus maximiza a capacidade do Jeep, além de oferecer a possibilidade de bloquear o eixo traseiro em altas velocidades no modo “4WD High”.
Já o Control Selec-Speed gerencia a velocidade no modo “4WD Low”, em condução off-road, sem a necessidade de acionar o acelerador ou o freio. O sistema é ativado por meio de um botão no painel de instrumentos e pode ser ajustado em velocidades entre 2 e 8 km/h usando o seletor eletrônico Range Select.
As excepcionais aptidões off-road do Rubicon 392 são determinadas por seus eixos dianteiro e traseiro Dana 44 e seus diferenciais de bloqueio eletrônico Tru-Lok. A barra estabilizadora eletrônica dianteira permite maximizar o curso da suspensão em qualquer situação e enfrentar as condições off-road mais exigentes. Com sistema de suspensão de cinco braços, tanto na frente quanto atrás, o Rubicon 392 vem com amortecedores FOX de alto rendimento especificamente calibrados para o modelo.
A parte interna apresenta bancos de couro com costuras em bronze, o quadro de instrumentos recebeu uma numeração com novo design, e pela primeira vez na história o Wrangler tem volante com paddle shift. O sistema Uconnect está presente em uma tela touch de 8,4 polegadas e conta com páginas Off-Road da Jeep, que permitem ao condutor monitorar a oscilação, a inclinação, a altitude, as coordenadas GPS e a distribuição da força, entre outras informações.
O Wrangler Rubicon 392 inclui diversos elementos de série que normalmente vêm como opcionais na gama Wrangler: interior em couro, conjunto de infoentretenimento, teto e painel de instrumentos na cor da carroceria, conjunto de iluminação em LED, acesso remoto por proximidade entre outros.