Car Magazine Car Magazine

Tributo a Stirling Moss

O Maserati MC20, novo esportivo Maserati, prestará homenagem a Sir Stirling Moss, britânico que faleceu em 12 de abril aos 90 anos

CarTributo a Stirling Moss - Maserati

A Maserati fotografou o MC20 ao lado de dois icônicos carros de corrida: o Maserati Eldorado, que estreou em Monza em 1958 pelas mãos do próprio Stirling Moss, no “Trofeo dei due Mondi”, e o Maserati 250F também dirigido por Moss em várias corridas de F1.

Foi apropriado o fato da marca do Tridente ter escolhido 13 de maio para recordar um grande feito do piloto britânico, que venceu o Grande Prêmio de Mônaco de 1956 ao volante do modelo 250F. Foi uma vitória incrível, já que Moss liderou todas as 100 voltas do exigente circuito monegasco. Foi um dia de triunfo para a Maserati, pois o piloto francês Jean Behra terminou em terceiro também com um 250F.

O novo protótipo frente aos modelos 250F e Eldorado

Moss, que registrou 16 vitórias em 66 largadas em grandes prêmios de Fórmula 1, é um dos pilotos mais bem sucedidos da categoria, mas nunca conquistou um título mundial. Sir Stirling Moss terminou o campeonato em segundo lugar por quatro vezes, e em terceiro em três ocasiões. Por esse motivo, ele era conhecido como o “rei sem coroa”.

Na temporada de 1956 e em algumas corridas de 1957, Moss dirigiu um Maserati 250F — “o seu favorito”, como costumava dizer —, e só foi vencido por Juan Manuel Fangio. O rival argentino de Moss conquistou o título de 1957 ao volante de outro 250F, confirmando a confiabilidade e a superioridade do carro construído em Modena. Os Maserati Tipo 60 Birdcage, Tipo 61 e 300 S estão entre os modelos dirigidos pelo britânico.

Os dois carros de F1 foram pilotados por Stirling Moss

A escolha do protótipo MC20 para homenagear Sir Stirling não é uma simples coincidência. Por meio deste modelo, a marca do Tridente quer reconfirmar sua vocação esportiva e, acima de tudo, retornar a um papel de liderança nos circuitos de competição, após ter conquistado o FIA GT1 World Championship de 2010 com o extraordinário MC12.

A chegada do MC20 é importante para a empresa de Modena, não apenas por causa do seu retorno às corridas, mas também porque será o primeiro carro a adotar um novo motor 100% projetado, desenvolvido e produzido pela própria marca. Esperamos que Sir Stirling Moss tenha gostado do novo MC20, um carro que incorpora os verdadeiros valores da marca em termos de desempenho, prazer de dirigir e conteúdo inovador. .

O MC20 tem motor 100% projetado, desenvolvido e produzido pela própria marca

Car Magazine Car Magazine