Car Magazine Car Magazine

Um 8 de maio feliz para a F1, 39 anos depois

O dia 8 de maio, que marca os 39 anos da passagem de Gilles Villeneuve em um acidente trágico, agora também é o dia da pole 100 de Lewis Hamilton.

RaceCarLewis Hamilton

O dia 8 de maio tem lá seu significado bem triste para a F1 – há 39 anos um de seus maiores gênios, Gilles Villeneuve, perdia a vida de forma violenta no circuito de Zolder durante a classificação para o GP da Bélgica de 1982.

Coube ao destino presentear a categoria com uma marca especial também em uma classificação, só que em 2021, com Lewis Hamilton abrindo o terceiro dígito em seu número de pole positions. Ele já lidera a lista do maior número de poles faz um tempo, mas esta #100 é a cereja do bolo.

Lewis Hamilton 100 poles no dia 8 de maio

O Sir agora é centenário

A história é boa nisso, em nos mostrar que não existe marca imbatível. Foi assim com Jim Clark nos anos 70, Ayrton Senna no fim dos 80 e início dos 90, e Michael Schumacher nos anos 2000. E, pode ter certeza, esse marco de 100 poles vai demorar, mas será superado. Quando e por quem, aí é outra história.

Veja os melhores momentos da classificação clicando aqui
Veja a volta da pole de Hamilton onboard clicando aqui

Max Verstappen

Verstappen: a 0s036 da pole

VERSTAPPEN QUASE ESTRAGA O 8 DE MAIO

No entanto, a festa de Hamilton nesse 8 de maio quase foi estragada por Max Verstappen, que ficou a 0s036 dele na primeira fila. Aliás, oito dos dez melhores do Q3 foram separados por menos de um segundo, com destaque para a Ferrari de Charles Leclerc em quarto e a Alpine de Esteban Ocon em quinto.

Fechando os dez primeiros vieram Carlos Sainz (Ferrari), Daniel Ricciardo (McLaren), Sergio Perez (Red Bull – que rodou no fim), Lando Norris (McLaren) e Fernando Alonso (Alpine – olho nele). Aliás, curioso foi ver Norris liderar Ricciardo o treino todo para perder no fim.

Lando Norris

Norris remou, mas foi P9

O que tudo isso significa: salvo alguma confusão na largada, a disputa vai ficar com quem fizer a primeira curva na frente. Vimos na F3, inclusive, com dois acidentes valendo a liderança, que a curva 1 pode ser um palco de muitas discussões.

Em uma pista onde todos conhecem como a palma da mão, será difícil puxar um coelho da cartola – a não ser que aconteça um erro na execução da estratégia de quem estiver na frente.

Russell e Vettel

Russell e Vettel ficaram no Q2

GRID DE LARGADA

# Piloto Equipe Tempo Gap
1  Lewis Hamilton Mercedes 1’16.741
2  Max Verstappen Red Bull 1’16.777 0.036
3  Valtteri Bottas Mercedes 1’16.873 0.132
4  Charles Leclerc Ferrari 1’17.510 0.769
5  Esteban Ocon Alpine 1’17.580 0.839
6  Carlos Sainz Jr. Ferrari 1’17.620 0.879
7  Daniel Ricciardo McLaren 1’17.622 0.881
8  Sergio Perez Red Bull 1’17.701 0.960
9  Lando Norris McLaren 1’18.010 1.269
10  Fernando Alonso Alpine 1’18.147 1.406
11  Lance Stroll Aston Martin 1’17.974 1.233
12  Pierre Gasly AlphaTauri 1’17.982 1.241
13  Sebastian Vettel Aston Martin 1’18.079 1.338
14  Antonio Giovinazzi Alfa Romeo 1’18.356 1.615
15  George Russell Williams 1’19.154 2.413
16  Yuki Tsunoda AlphaTauri 1’18.556 1.815
17  Kimi Raikkonen Alfa Romeo 1’18.917 2.176
18  Mick Schumacher Haas 1’19.117 2.376
19  Nicholas Latifi Williams 1’19.219 2.478
20  Nikita Mazepin Haas 1’19.807 3.066

GALERIA DE FOTOS BY PIRELLI

Car Magazine Car Magazine