Corola Cross chega com opções de motor flex e híbrida, além de oferecer conforto, espaço e boa capacidade de carga. Estará à venda a partir do dia 25 de março com preços a partir de R$ 139.990,00
O nome Corolla já é garantia de qualidade e boa aceitação de mercado: é o carro mais vendido do mundo e líder de sua categoria há seis anos no País. Um dos modelos mais esperados do ano tem design que não é dos mais empolgantes, mas como se sabe, isso é subjetivo. O que mais se destaca no SUV é a grade, de proporções e desenho bastante agressivos.
Com plataforma derivada do sedã, o espaço interno do SUV parece bom, e o porta-malas também é suficiente — 440 litros, menor que o do carro. Um dos pontos negativos é que o Cross não trouxe do sedã o eixo traseiro multilink, foi equipado com eixo de torção, mais barato e menos eficiente. Mas veio repleto de componentes de segurança como por exemplo, sete airbags e vários dispositivos eletrônicos de segurança que vêm integrados ao sistema Toyota Safety Sense, entre eles: o alerta sobre veículos à frente e detecção de pedestres e ciclistas.
A motorização é exatamente a mesma do sedãA central multimídia Toyota Play traz tela sensível ao toque de 8”, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets com Android Auto e Apple CarPlay.
Dimensões | |
Altura (mm) | 1.620 |
Comprimento (mm) | 4.460 |
Distância entre eixos (mm) | 2.640 |
Largura (mm) | 1.825 |
Volume do porta-malas (L) | 440 |
Obviamente não se pode esquecer a comprovada a mecânica, a mesma do sedã, que já foi amplamente assegurada e é um dos principais pontos de vendas do sedã. Ele estará disponível com o quatro-cilindros de 2,0 litros somente a combustão, que entrega 177 cv de potência a 6.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 169 cv, a 6.600 rpm, com gasolina. O torque máximo abastecido com etanol ou gasolina é 21,4 kgf.m a 4.400 rpm. A transmissão é a CVT Direct Shift de 10 marchas.
A outra opção é o sistema híbrido que combina três motores, dois elétricos e um a combustão com tecnologia flex e transmissão hybrid transaxle, portanto, o Cross é o segundo veículo híbrido flex do mundo produzido no Brasil. O motor a gasolina de 1,8 litro desenvolve 101 cv de potência a 5.200 rpm quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgf.m de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina). Ele funciona em conjunto com dois motores elétricos de 72 cv de potência e 16,6 kgf.m de torque. A potência máxima combinada é de 122 cv.
A bateria híbrida de níquel-hidreto metálico, responsável por alimentar o motor elétrico está localizada embaixo do banco traseiro, contribuindo para a redução do centro de gravidade e aprimorando a estabilidade na condução do veículo, sem comprometer o espaço interno para os ocupantes.
Assim como nos demais modelo híbridos e elétricos, o Cross tem sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria. Segundo o INMETRO, o SUV híbrido é capaz de rodar 13,9 km/l na estrada e 17 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, o modelo roda 9,6 km/l na estrada e 11,8 km/l na cidade.
O Corolla Cross estará disponível em quatro versões diferentes. Quando equipado somente com motor a combustão chega nas versões XR e XRE, quando a opção for a híbrida estará disponível nas versões XRV Hybrid e XRX Hybrid. A Toyota também está apresentando uma edição especial de lançamento chamada de “Special Edition” baseada na versão topo de linha, XRX Hybrid, e limitada a 1.200 unidades.
PREÇOS
Modelo | Versão | Preço público sugerido |
Corolla Cross | XR 2.0L Flex | R$ 139.990,00 |
XRE 2.0L Flex | R$ 149.990,00 | |
XRV Hybrid Flex | R$ 172.990,00 | |
XRX Hybrid Flex | R$ 179.990,00 | |
Special Edition | R$ 183.980,00 |