Car Magazine Car Magazine

A concorrência que se cuide

O sedã, que agora está vindo dos Estados Unidos, tem qualidades, tecnologias e desempenho que garantem posição de destaque entre seus principais oponentes.

CarVolvo S60 T5 Inscription

De volta ao Brasil, agora importado da unidade de Charleston, na Carolina do Sul, Estados Unidos, o S60 chega em grande estilo. A versão avaliada, a intermediária T5 Inscription, tem todos os bons predicados dos melhores modelos alemães premiun da categoria, mas superando-os em alguns itens, como, por exemplo, nível de equipamentos e desempenho.

O S60 foi totalmente repaginado, inclusive com a adição da plataforma modular SPA (Scalable Product Architecture), a mesma dos modelos das séries 90 (XC90 e S90) e 60 (XC60 e V60). A versatilidade dessa plataforma permitiu o desenvolvimento de um design mais esportivo ao carro, melhor dirigibilidade, além de novas dimensões: ele ficou 12,6 cm mais longo, 5,3 cm mais baixo e, mais importante para o conforto interno, ganhou 9,6 cm na distância entre-eixos (2.872 mm) em relação ao seu antecessor.

A linha S60 está disponível em quatro versões, todas com a mesma motorização a combustão de quatro cilindros e 2,0 litros Drive-E Turbo Supercharger, porém com potências diferentes: T4 Momentum (190 cv), T5 Inscription (254 cv) e as híbridas plug-in T8 R-Design e Polestar (407 cv). No caso das híbridas, ele combina o propulsor a combustão, que desenvolve 320 cv, com um motor elétrico de 87 cv, alimentado por uma bateria de íons de lítio de 11,6 Kwh. Essa combinação gera a potência máxima de 407 cv e o torque máximo de 65,2 kgfm, o que permite a ele acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,4 segundos. Todas as versões estão equipadas com controles de estabilidade e tração.

Seu rodar é firme, confortável em todas as situações de piso

Assim como em alguns dos seus principais concorrentes, o S60 pode ser dirigido em quatro diferentes modos de condução, de acordo com a necessidade ou preferência do motorista. Por meio de um botão de seleção posicionado entre os bancos dianteiros, ele pode ser ajustado para um comportamento que interfere diretamente nas mudanças de marcha, na resposta do acelerador e no peso da direção: Eco, Comfort, Dynamic e Individual.

O sedã médio combina as opções de motorização com uma transmissão automática Geartronic de oito velocidades, que utiliza a tecnologia Shift by Wire totalmente eletrônica.
A suspensão dianteira é composta por duplo braço triangular, enquanto a traseira possui a configuração “integral link”.

Para se destacar em um mercado extremamente competitivo, a Volvo optou por abastecer o S60 com uma série de dispositivos de segurança, conforto e conveniência. A tecnologia semiautônoma se destaca em meio a itens como o controlador de velocidade adaptativo com frenagem autônoma de emergência (EAB), assistente de manutenção de faixa e alertas de tráfego cruzado e ponto cego. Entre os equipamentos já habituais, ele conta com sensores de estacionamento, bancos dianteiros elétricos, sistema multimídia, teto solar elétrico panorâmico, bancos dianteiros com ventilação e aquecimento e sistema de som Harman Kardon de 800 W.

O conjunto ótico, com faróis Full LED, tem o mais avançado sistema de iluminação do segmento, além de incorporar quatro funções: evita o ofuscamento da visão dos motoristas que vêm em sentido contrário, tem nivelamento automático do facho de acordo com o carregamento do veículo, DRL com acendimento automático, e a tecnologia Automatic Bending Lights (ABL), que direciona os faróis automaticamente em até 30° para os lados, facilitando a visibilidade nas curvas.

Bonito externamente, e bem-acabado e sofisticado em seu interior, o S60 tem como uma de suas características de destaque a boa ergonomia para o posicionamento do motorista e o seu acesso aos principais comandos. O espaço proporcionado pelo aumento do entre-eixos, aliado ao amplo teto solar de acionamento elétrico, garante um grande bem-estar aos ocupantes do carro.
O motor de 254 cv tem funcionamento suave e assegura um acertado desempenho ao novo sedã. Segundo os dados divulgados pela fabricante, ele acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos, o que se mostra mais que suficiente para a proposta do carro. Seu rodar é firme, porém confortável em todas as situações de piso. Se dirigido mais esportivamente, o bom trabalho produzido pelas suspensões garante segurança e quase nenhuma rolagem da carroceria. Ou seja, o S60 veio para incomodar os concorrentes já estabelecidos.

Volvo S60 T5 Inscription
>Preço R$ 229.950
>À venda Disponível
>Motor Quatro cil., 1.969 cm3, 16V, turbo, injeção direta, potência máxima de 254 cv a 5.500 rpm, torque máximo de 35,7 kgfm a 1.500 rpm (gasolina)
>Transmissão Automática de oito marchas; tração dianteira
>Desempenho 0 a 100 km/h em 6,5 s; velocidade máxima de 240 km/h (dados da fabricante)
>Suspensão Dianteira independente, com braços sobrepostos; traseira independente com eixo integral e mola de lâmina composta transversal
>Comp. / largura / altura 4.761 / 2.040 / 1.431 mm
>Peso / material 1.850 kg / aço

Car Magazine Car Magazine