A marca apresenta para a América Latina os modelos 100% elétricos ID.3 e o ID.4, que em breve chegarão na região
Dentro da estratégia de descarbonização da Volkswagen, que visa neutralizar as emissões de CO2 até 2050, modelos elétricos, no futuro, vão se juntar aos modelos híbridos e flex com etanol na região. O momento de eletrificação da marca na região teve início em 2019, com o lançamento do Golf GTE híbrido plug-in no Brasil. Em 2021, apresentaram e-up! totalmente elétrico no Uruguai. As primeiras unidades do ID.3 e ID.4 desembarcarão inicialmente no Brasil e na Argentina, mas também serão apresentados para outros mercados da região em exposições, clínicas com clientes e test drives.
Montados sobre a plataforma MEB, desenvolvida exclusivamente para os carros elétricos do Grupo Volkswagen, o ID.3 tem dimensões equivalentes a um modelo da classe do Golf (segmento A), porém com espaço interno similar a modelos da categoria do Passat (segmento B). Dependendo da configuração, um modelo ID pode entregar entre 145 cv e 299 cv de potência máxima, e com uma autonomia que pode variar entre 330 km e 550 km. Ponto importante a ser destacado é o sistema de recarga rápida, que pode recuperar até 80% da bateria em aproximadamente 30 minutos, considerando a recarga DC (100 kW).
Os modelos ID que circularão na região poderão receber constantemente atualizações dos softwares, assim como acontece com os smartphones, o que já ocorre em os países da Europa. Com ‘Updates Over-the-Air’, os modelos da família ID estarão sempre atualizados e aptos a ter maior eficiência como veículos. Os elétricos ID contam com head-up display, que terão informações projetadas no para-brisa em realidade aumentada. Tanto o ID.3 quanto o ID.4 podem projetar inúmeros dados em 3D, sobre funções do veículo, recursos de segurança e até sistema de navegação.