Car Magazine Car Magazine

VW Play chega com tela de 10” e loja de aplicativos

Sistema é moderno, intuitivo e bastante completo, mas ainda não tem wi-fi embarcado

Car

Disponível inicialmente somente para o Nivus — e, posteriormente para novos lançamentos —, que deve chegar ao mercado no final do primeiro semestre, o VW Play é um novo sistema multimidia que foi desenvolvido 100% na América Latina. O dispositivo oferece informações sobre as condições do veículo em tempo real, histórico de serviços e revisões, além de uma loja de aplicativos, que permitirá acessar serviços como Waze, Deezer, Estapar, Porto Seguro e até o iFood. Os aplicativos ficarão instalados no próprio sistema do automóvel e não dependem do armazenamento no smartphone.

O VW Play é composto somente por botões virtuais, sensíveis ao toque e, aliado ao painel digital (Active Info Display), cria duas grandes ilhas digitais (com 10 polegadas cada) no painel do Nivus. Ele tem dinâmica de funcionamento inspirada no uso dos smartphones e conta com padrões intuitivos, tais como o slider entre telas (aquela função de deslizar o dedo na tela de um lado para o outro para trocar de ambiente de navegação), função volume sensível ao toque e botão “home”, que volta para tela inicial.

O VW Play estreia loja de aplicativos

Isso sem falar na função “buscar”. Basta digitar o que você precisa, que o sistema mostrará o atalho e todas funções relacionadas ao item pesquisado. Igual a um navegador de computador. A barra virtual do lado esquerdo mostra os ícones referentes ao sistema de infotainment e, do lado direito, são ícones de comando de funções do veículo, como sensor de estacionamento e abertura da tampa do porta-malas, por exemplo.

O VW Play é composto por três telas de comando. Ele é configurado de maneira que a primeira mostra itens de conectividade, comandos do rádio e atalhos de acesso rápido. A segunda tela reúne a central de controle do veículo, com informações do computador de bordo, ajustes do painel digital e notificações dos aplicativos. A terceira concentra os aplicativos instalados no veículo.

O sistema que chega com o Nivus é composto por três telas de comando

O VW Play conta com o recurso de conexão com a internet, seja por roteamento de celular ou por um wi-fi. O sistema oferece as mesmas funções de busca de músicas, baixa aplicativos, atualiza rotas no sistema de navegação. Mas não tem wi-fi embarcado, como o Chevrolet Tracker, onde o usuário não precisa usar o plano de dados pessoal para acessar a internet.

Sua interação com os smartphones permite o pareamento sem fio para o sistema iOS, mas quem tem aparelho com Android continua necessitando do cabo de conexão.
Para garantir a privacidade das suas informações, o sistema tem o recurso “Modo Vallet”. Basta clicar no ícone desta função que o sistema bloqueará todas as informações. O VW Play só desbloqueará o sistema se uma senha for inserida.

Com uma capacidade de armazenamento integrado de 10 GB, ele proporcionará informações em tempo real sobre as condições do carro como, por exemplo, a calibragem dos pneus ou selos de garantia das revisões. O sistema também permitirá assistir a vídeos em alta definição, desde que o veículo esteja parado.

Car Magazine Car Magazine