Com atributos de design, tecnologia e segurança o Taos, mais novo SUV da Volkswagen, é apresentado virtualmente no Brasil pelo presidente e CEO da Volkswagen na América Latina Pablo Di Si
O Taos chega para complementar a linha de SUVs da marca que terá, de maneira crescente, os modelos Nivus, T-Cross, Taos e Tiguan Allspace. Com esses modelos a marca crê que atenderá as necessidades do consumidor da região. Todos foram desenvolvidos e construídos sob a Estratégia Modular MQB, conceito de produção Volkswagen mais moderno no mundo.
O Taos representa um investimento de US$ 650 milhões na Argentina, de onde será produzido e exportado para toda a região América Latina. Ele será o primeiro SUV da marca alemã a ser fabricado na Argentina, na fábrica de General Pacheco, onde acaba de ser inaugura a nova cabine de pintura, a mais moderna entre todas as fábricas de automóveis da Argentina.
A tecnologia será um dos destaques do Taos. Os faróis, por exemplo, inauguram na região a mais nova tecnologia de iluminação da marca, o IQ. Light, além da nova assinatura noturna da Volkswagen. Outro destaque do modelo é a moderna “ilha digital”, composta pelo Active Info Display e pelo infotainment VW Play, em uma combinação de duas telas de 10 polegadas cada uma, algo inédito no segmento.
Quanto à segurança, o Taos virá com diversos sistemas de auxílio à condução. O controle adaptativo de cruzeiro (ACC) com stop & go, juntamente à frenagem autônoma de emergência (AEB) com detector de pedestres e os detectores de ponto cego e de tráfego traseiro são algumas das tecnologias do Taos. Os faróis IQ. Light, associados ao Dynamic light assist e à luz de conversão dinâmica, também auxiliam para uma condução mais segura, promovendo uma melhor visão do ambiente externo ao carro.
A silhueta do Taos é típica de um SUV da VW. A frente do carro é marcada pela nova assinatura de luz da marca, que faz sua estreia na América do Sul. Os faróis de LED são ligados por um fio de luz, também em LED, que invade a grade e “corta” o logotipo frontal, formando uma linha horizontal. Na traseira, as lanternas de LED também produzem um efeito característico de modelos premium. As rodas ganham realce com as caixas em formato mais retangular.
A composição do cockpit, com o Active Info Display e o infotainment VW Play, cria uma “ilha digital” ao alcance do motorista, que pode personalizar as informações disponibilizadas de acordo com suas preferências. O VW Play, com tela touch screen de 10,1 polegadas, entrega entretenimento, conectividade, além de permitir a configuração de toda a sua interface e até o agendamento das manutenções do carro. Outro destaque do Taos é o carregador de celular por indução — sem fios.
A segurança também mereceu atenção especial. Ele vem com controle adaptativo de cruzeiro (ACC) e stop & go, que possibilitam ao motorista selecionar uma velocidade que será preservada de forma autônoma pelo carro. Também de forma autônoma, o Taos se mantém a uma distância de segurança do veículo à frente.
Entre outros itens, ele vêm com sistema de frenagem autônoma de emergência (AEB) com detector de pedestres, detector de ponto cego (que alerta o motorista quando há algo ou alguém fora da sua área de visão) e detector de tráfego traseiro — que avisa o motorista sobre veículos que se aproximam por trás.
A mais nova tecnologia de iluminação da Volkswagen, o IQ. Light, faz sua estreia na América do Sul com o Taos. Ela permite que os faróis em LED tenham maior alcance e amplitude, melhorando consideravelmente a visão do motorista. Juntamente ao Dynamic light assist, o farol consegue ajustar seu feixe de luz para não ofuscar o motorista que dirige no sentido oposto e, caso o condutor do Taos mude a direção do carro, a luz de conversão dinâmica é acionada para ajustar o curso da luz do farol.
O Taos receberá o mesmo motor de outros modelos VW que circulam no Brasil — Polo GTS, Virtus GTS, T-Cross, Jetta e Tiguan Allspace. Trata-se do 250 TSI, turbo, de 1,4 litro, fabricado em São Carlos, no interior do estado de São Paulo, que entrega 150 cv de potência e 250 Nm (25,5 kgfm) de torque.